terça-feira, 23 de novembro de 2010

João Prado

João Prado é mais que um poeta. É um homem otimista, daqueles que teimam em cantar o sol, mesmo em tempos de chuva. Por isso, sua poesia é marcante como o cheiro da terra, o canto da cigarra  ou o colorido das gentes que compram bobagens nos camelôs da Central.
Caminhar pelos seus textos nos convence de que viver não é preciso, mas fato. Por isso deve ser vivida.
Para ele, mesmo que se viva no olho do furacão, sempre há tempo de se contemplar as estrelas.
Segue abaixo um dos exemplos de João Prado.

ÁRVORE
João Prado

Com forças gigantes
rasguei essa terra
e sorri para o sol.
Que festa de escol!
Que mundo contente!
Eu não sei, francamente
porque tanta festa em
em todo o arrebol.
Com o tempo eu crescia
e trazia um segredo:
Eu seria gigante,
mais tarde ou mais cedo.
Eu esticava os meus braços,
e mais esticava.
E mais eu crescia,
e mais eu sonhava
espalhar meus galhos
lá em cima,
e estrelas buscava.
Pro mundo pensar
que as estrelas do céu,
eram flores que eu dava.
Um dia no entanto,
o meu sonho acabou;
o machado de um homem
no chão me jogou.
Mais tarde vivi
num salão requintado,
de tapetes e lustres;
onde as excelências
rodeavam-se a mim
pra fazer conferências.
Eu era mesa importante
de um salão elegante.
O tempo passou,
fui ficando esquecida.
Fui substituída;
nem salão requintado,
nem céu pra buscar.
Fui fogueira depois,
e o fogo que ardia
em meu corpo subia;
e tão forte subia,
como se pretendesse
pro céu me levar.
Acabou-se a fogueira.
Sou cinzas, mais nada.
Sou resto de pó
numa noite estrelada.

E eu quisera
buscar as estrelas,
e o céu todo buscar;
agora afinal,
vou subir,
vou voar,
vou fugir do revés.
Um menino que ainda
não sabe de estrelas,
me espalhou com os pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário