Atire uma biribinha atômica quem nunca acessou o site de humor iconoclasta Mundo Canibal. Há quase dez anos, uma tribo insana, capitaneada pelos irmãos Piologo nos toma de assalto com sua crítica ácida, escatológica e politicamente incorreta, mas muito, muito engraçada.
Pois é. Desde a semana passada, o site foi retirado do ar pelo UOL.
Informações desencontradas pela grande rede afirmam que o site foi retirado em razão dos últimos videos "criticando" as religiões, em especial o mais recente, intitulado "Pedophilinho - O Padre Safadinho". Pelo jeito, parece que os religiosos super-poderosos resolveram agir, valendo-se de seus métodos nada cristãos (ops!) para tentrar impedir o acesso ao puro riso non-sense, pero no mucho.
Até agora, não houve nenhuma confirmação oficial nem do portal, nem dos irmãos Piologo, mas, neste caso, tudo indica que "onde há fumaça, há fogo". Não que eu seja adepto da teoria da conspiração. O problema é que a maioria das pessoas têm uma profunda hipocrisia com este tipo de humor.
Desde a época dos sátiros, a comédia é nossa vingança. O riso é nossa arma contra a opressão imposta pelos políticos, sacerdotes e doutores ao longo dos séculos; a gargalhada é o grito que solta os nós dos nossos complexos e de nossas pequenas angústias do fundo da garganta.
Talvez seja graças à capacidade do palhaço fazer piada com o que não pode ser dito, exagerando na dose e expondo aquilo que queremos esconder, é que ele seja tão querido. É ele, e só ele, que torna o homem mais humano, sem precisar de longos sermões.
Proibir o mundo canibal de expor quão risível é o homem e suas convenções, é o mesmo que impedir a liberdade de expressão porporcionada pela revolução tecnológica.
Não que seja favorável à irresponsabilidade ou a ofensa. No entanto, não vivemos em uma ditadura religiosa ou política!
Mas, afinal, qual a credibilidade do palhaço?
Prefiro o riso ao enfarte.
Viva o riso! Viva à gargalhada! Avaiana de pau na hipocrisia!
Seguem abaixo dois videos desta turma: